As estruturas condicionais dos programas será a primeira condição lógica
explorada neste curso. Existem dois tipos de estrutura condicional no
C# o if else (se e senão) e o switch case (escolha caso).
Condições
As estruturas condicionais sempre avaliam se uma condição é verdadeira
ou não, caso ela seja verdadeira o programa irá executar uma parte do
código.
Comando | Nome | Definição |
> | Maior | Retorna verdadeiro quando o atributo do lado esquerdo é maior do que o atributo do lado direito. |
< | Menor | Retorna verdadeiro quando o atributo do lado esquerdo é menor do que o atributo do lado direito. |
>= | Maior igual | Retorna verdadeiro quando o atributo do lado esquerdo é maior do que o atributo do lado direito ou se os atributos são iguais. |
<= | Menor igual | Retorna verdadeiro quando o atributo do lado esquerdo é menor do que o atributo do lado direito ou se os atributos são iguais. |
== | Igual | Retorna verdadeiro quando os dois lados da comparação são iguais |
!= | Diferente | Retorna verdadeiro quando os dois lados da comparação são diferentes |
| | Ou lógico | Retorna verdadeiro quando um dos dois lados é verdadeiro, executa os dois lados da condição. |
|| | Ou condicional | Retorna verdadeiro quando um os dois lados da comparação é verdadeiro, mas não executa o segundo lado quando o primeiro for verdadeiro. |
^ | Ou exclusivo | Retorna verdadeiro quando somente um os dois lados da comparação é verdadeiro. |
& | E lógico | Retorna verdadeiro quando os dois lados da comparação é verdadeiro. Executa os dois lados da condição. |
&& | E condicional | Retorna verdadeiro quando os dois lados da comparação é verdadeiro. Só executa o segundo lado da condiçao quando o primeo é verdadeiro. |
IF ELSE
O if/else é usado quando precisamos testar uma condição em nosso
programa, por exemplo, caso você queira fazer um programa que
cumprimente o usuário, quando ele entre no seu programa. Se o horário
for entre 06 e 12, o seu programa irá falar Bom dia <Nome do
usuário>, caso o horário de entrada do usuário seja entre 12:01 e
18hs o sistema irá dizer: Boa tarde, <Nome do usuário>
e finalmente caso o horário seja entre 18:01 e 24h o sistema irá dizer, boa noite <Nome do usuário>
Este é um típico uso de if/else, no if definimos a condição para o programa executar uma parte do código e ele funciona da seguinte maneira:
e finalmente caso o horário seja entre 18:01 e 24h o sistema irá dizer, boa noite <Nome do usuário>
Este é um típico uso de if/else, no if definimos a condição para o programa executar uma parte do código e ele funciona da seguinte maneira:
Exemplo de código usando uma comparação:if( condição booleana ) { // se ou caso a condição é verdadeira
código a ser executado quando a condição é verdadeira
} else { // senão
código a ser executado quando a condição booleana é falsa
}
int numero2 = 2;
int numero3 = 3;
if(numero2 % 2 == 0){
Console.WriteLine("A variável número2 é par");
}else{
Console.WriteLine("A variável número2 é impar");
}
if(numero3 % 2 == 0){
Console.WriteLine("A variável número3 é par");
}else{
Console.WriteLine("A variável número3 é impar");
}
Veja a comparação que estamos fazendo no primeiro if é, se o resultado
do resto da divisão por 2 é 0, então significa que o número é par, senão
o número é impar.
As mesmas comparações podem ser realizadas com todos os outros condicionais como o >, o <, etc.
Switch Case
Switch case é uma operação usada para testar uma condição em uma lista
de possibilidades. Esta condição pode ser usada em variáveis do tipo
inteiro ou string. O switch case só testa condições de igualdade, não há
testes de maior,menor ou diferente. A declaração de switch funciona da
seguinte maniera:
Abaixo temos um exemplo de código de switch:
switch (<nome_da_variavel>)// Teste a variável.
{
case 1: // Caso o valor da variável seja 1
<Código da condição>
break; // Final do case, quando o break é executado o programa finaliza o switch.
default: // Código caso nenhum case tenha sido verdadeiro
<Código da condição caso nenhum dos cases acima seja verdadeiro>
break; // Final do switch
}
int variavelTestada = 1;
switch (variavelTestada)
{
case 1:
Console.WriteLine("Caso variavelTestada seja 1");
break;
case 2:
Console.WriteLine("Caso variavelTestada seja 2");
break;
default:
Console.WriteLine("Caso variavelTestada não seja nem 1, nem 2");
break;
}
No código acima, a condição a ser executada será o código dentro do case 1, já que o valor da variável variavelTestada é 1.
Este código só executaria o default, caso a variável variavelTestada não seja nem 1, nem 2.
Lembrando que toda vez que colocarmos qualquer código dentro do case, deveremos inserir o comando break para demarcar o final daquele bloco de código.
Existe a possibilidade de fazermos um teste em uma variável caso ela tenha mais de um valor, como mostrado abaixo:
Este código só executaria o default, caso a variável variavelTestada não seja nem 1, nem 2.
Lembrando que toda vez que colocarmos qualquer código dentro do case, deveremos inserir o comando break para demarcar o final daquele bloco de código.
O caso acima não executa, pois o bloco do case 1 não tem uma marcação de finalização, faltou inserir o break.switch (variavelTestada) { // Este switch causará um erro. case 1: Console.WriteLine("Caso variavelTestada seja 1..."); // Faltou adicionar o break aqui. case 2: Console.WriteLine("... e/ou Caso variavelTestada seja 2"); break; }
Existe a possibilidade de fazermos um teste em uma variável caso ela tenha mais de um valor, como mostrado abaixo:
int n = 2; switch(n) { case 1: case 2: case 3: Console.WriteLine("Caso n seja 1, 2 ou 3."); break; default: Console.WriteLine("Caso n seja diferente de 1,2 ou 3."); break; }Como não há nenhuma linha de código entre os cases, o código executará caso o valor de n seja 1, 2 ou 3.
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