domingo, 20 de outubro de 2013

Estrutura Condicional C#


As estruturas condicionais dos programas será a primeira condição lógica explorada neste curso. Existem dois tipos de estrutura condicional no C# o if else (se e senão) e o switch case (escolha caso).

Condições

As estruturas condicionais sempre avaliam se uma condição é verdadeira ou não, caso ela seja verdadeira o programa irá executar uma parte do código.
Comando Nome Definição
> Maior Retorna verdadeiro quando o atributo do lado esquerdo é maior do que o atributo do lado direito.
< Menor Retorna verdadeiro quando o atributo do lado esquerdo é menor do que o atributo do lado direito.
>= Maior igual Retorna verdadeiro quando o atributo do lado esquerdo é maior do que o atributo do lado direito ou se os atributos são iguais.
<= Menor igual Retorna verdadeiro quando o atributo do lado esquerdo é menor do que o atributo do lado direito ou se os atributos são iguais.
== Igual Retorna verdadeiro quando os dois lados da comparação são iguais
!= Diferente Retorna verdadeiro quando os dois lados da comparação são diferentes
| Ou lógico Retorna verdadeiro quando um dos dois lados é verdadeiro, executa os dois lados da condição.
|| Ou condicional Retorna verdadeiro quando um os dois lados da comparação é verdadeiro, mas não executa o segundo lado quando o primeiro for verdadeiro.
^ Ou exclusivo Retorna verdadeiro quando somente um os dois lados da comparação é verdadeiro.
& E lógico Retorna verdadeiro quando os dois lados da comparação é verdadeiro. Executa os dois lados da condição.
&& E condicional Retorna verdadeiro quando os dois lados da comparação é verdadeiro. Só executa o segundo lado da condiçao quando o primeo é verdadeiro.

IF ELSE

O if/else é usado quando precisamos testar uma condição em nosso programa, por exemplo, caso você queira fazer um programa que cumprimente o usuário, quando ele entre no seu programa. Se o horário for entre 06 e 12, o seu programa irá falar Bom dia <Nome do usuário>, caso o horário de entrada do usuário seja entre 12:01 e 18hs o sistema irá dizer: Boa tarde, <Nome do usuário>
e finalmente caso o horário seja entre 18:01 e 24h o sistema irá dizer, boa noite <Nome do usuário>
Este é um típico uso de if/else, no if definimos a condição para o programa executar uma parte do código e ele funciona da seguinte maneira:
if( condição booleana ) { // se ou caso a condição é verdadeira
código a ser executado quando a condição é verdadeira
} else { // senão
código a ser executado quando a condição booleana é falsa
Exemplo de código usando uma comparação:

int numero2 = 2;
int numero3 = 3;
if(numero2 % 2 == 0){
   Console.WriteLine("A variável número2 é par");
}else{
   Console.WriteLine("A variável número2 é impar");
}
if(numero3 % 2 == 0){
   Console.WriteLine("A variável número3 é par");
}else{
   Console.WriteLine("A variável número3 é impar");
}
Veja a comparação que estamos fazendo no primeiro if é, se o resultado do resto da divisão por 2 é 0, então significa que o número é par, senão o número é impar.
As mesmas comparações podem ser realizadas com todos os outros condicionais como o >, o <, etc.

Switch Case

Switch case é uma operação usada para testar uma condição em uma lista de possibilidades. Esta condição pode ser usada em variáveis do tipo inteiro ou string. O switch case só testa condições de igualdade, não há testes de maior,menor ou diferente. A declaração de switch funciona da seguinte maniera:
switch (<nome_da_variavel>)// Teste a variável.
{
case 1: // Caso o valor da variável seja 1
    <Código da condição>
    break// Final do case, quando o break é executado o programa finaliza o switch.
default// Código caso nenhum case tenha sido verdadeiro
    <Código da condição caso nenhum dos cases acima seja verdadeiro>
    break// Final do switch
}
Abaixo temos um exemplo de código de switch:
int variavelTestada = 1;
switch (variavelTestada)
{
case 1:
    Console.WriteLine("Caso variavelTestada seja 1");
    break;
case 2:
    Console.WriteLine("Caso variavelTestada seja 2");
    break;
default:
    Console.WriteLine("Caso variavelTestada não seja nem 1, nem 2");
    break;
}
No código acima, a condição a ser executada será o código dentro do case 1, já que o valor da variável variavelTestada é 1.
Este código só executaria o default, caso a variável variavelTestada não seja nem 1, nem 2.
Lembrando que toda vez que colocarmos qualquer código dentro do case, deveremos  inserir o comando break para demarcar o final daquele bloco de código.
switch (variavelTestada)
{
    // Este switch causará um erro.
    case 1:
        Console.WriteLine("Caso variavelTestada seja 1...");
        // Faltou adicionar o break aqui.
    case 2:
        Console.WriteLine("... e/ou Caso variavelTestada seja 2");
        break;
}
O caso acima não executa, pois o bloco do case 1 não tem uma marcação de finalização, faltou inserir o break.
Existe a possibilidade de fazermos um teste em uma variável caso ela tenha mais de um valor, como mostrado abaixo:
        int n = 2;
        switch(n) 
        {
            case 1:
            case 2: 
            case 3: 
                Console.WriteLine("Caso n seja 1, 2 ou 3.");
                break; 
            default: 
                Console.WriteLine("Caso n seja diferente de 1,2 ou 3.");
                break; 
        }
Como não há nenhuma linha de código entre os cases, o código executará caso o valor de n seja 1, 2 ou 3.

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